Compasso UOL

Há pouco tempo atrás nós falávamos em ser “mobile first”, atualmente o conceito de “voice first” ganha espaço. Estamos falando de compras por voz, uma das mais fortes tendências de mercado no ramo do e-Commerce.

Uma evolução dos famosos Chatbots, o Voice Commerce é um sistema de compras que permite ao usuário a utilização de comandos de voz para encontrar e comprar produtos on-line. Para isto, é necessária uma solução de computação com suporte de sistemas cognitivos para compreender as intenções de fala do usuário e as traduzir em ações e intenções.

Através do reconhecimento dessas ações e intenções é possível solicitar a compra de um determinado item, consultar sobre pedidos e efetuar pagamentos através de um sistema cashless.

Redução de custos

Processo de compra end-to-end, de dúvidas do produto à aquisição por voz.

Ganho de produtividade

Alta disponibilidade para efetuar as compras em lugares distintos.

Rastreabilidade

Mais conveniência, basta falar para pesquisar e efetuar compras.

Flexibilidade

Praticidade na compra direta, quando o usuário já sabe o que deseja.

Conformidade

Velocidade para efetuar uma compra, com um único comando de voz é possível fechar um pedido.

Satisfação do cliente

Mais acessibilidade, a utilização de voz inclui no comércio pessoas com determinadas dificuldades que as impedem de usar telas ou teclados.

Melhoria de qualidade

Personalização das experiências de compra, aumentando o engajamento do cliente com a marca, ao trabalhar com inteligência dos dados e encantar seus clientes.

Desafios

O principal desafio é estar a frente no mercado de compras online, cada vez mais competitivo.

É importante buscar formas de se diferenciar e entregar mais valor ao cliente.

Solução ideal

Uma evolução dos famosos Chatbots, o Voice Commerce é um sistema de compras que permite ao usuário a utilização de comandos de voz para encontrar e comprar produtos online.

Resultados

O Voice Commerce entrega alta disponibilidade, velocidade para efetuar uma compra. Além de oferecer maior acessibilidade, utilização de voz inclui no comércio pessoas com determinadas dificuldades que as impedem de usar telas ou teclados.

Quando se fala de aplicativos pessoais para bots de conversação em geral, e bots de voz especificamente, é comum usar a metáfora do "assistente pessoal". Esse assistente deve ajudar o usuário com suas tarefas diárias, bem como fornecer informações que possam ser úteis, como notícias recentes, dados meteorológicos, próximos eventos em seu calendário, etc.

Da mesma forma, ao pensar em aplicativos comerciais, um bot de voz deve funcionar fornecendo ao usuário dados sobre seus pedidos e maneiras de automatizar e acionar facilmente novas transações.

Ainda mais especificamente, em um contexto B2B, o bot deve ser essencialmente uma interface personalizada para sua empresa cliente e as pessoas que trabalham lá, onde podem abrir e receber atualizações sobre os ingressos, solicitar informações que precisam para o seu trabalho, ou, se tiverem um problema que exija um humano, até mesmo agende uma reunião com sua equipe de suporte ao cliente.

Dessa forma, o bot lidará com as consultas simples do dia-a-dia, liberando seu pessoal de suporte para lidar com os cenários mais difíceis que podem aparecer.

Desencadeando compras

Se seus clientes tiverem necessidades que exigem compras recorrentes, mas isso não pode ser completamente automatizado, você pode pelo menos tornar mais fácil para eles acionar esses pedidos.

Agendamento de reuniões

Mesmo em situações em que o contato com um humano é absolutamente necessário, um bot pode ajudar fornecendo maneiras fáceis de agendar reuniões. O bot pode analisar os calendários da equipe de suporte ao cliente, procurar slots disponíveis e criar automaticamente o novo evento.

Rastreamento de pedidos

Se sua empresa vende produtos físicos, você provavelmente quer que seus clientes saibam qual o status dos seus pedidos no processo de envio. Ter acesso a esses dados de forma fácil e rápida ajuda a mantê-los em loop, sem atrapalhar suas outras tarefas diárias.

Quer saber mais das soluções em Voice Commerce?